segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O que é a Filosofia?

Rodin, O pensador


"Imaginemos alguém que tomasse uma decisão muito estranha e começasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de "que horas são" ou que "dia é hoje", perguntasse: O que é o tempo? Em vez de dizer "está a sonhar" ou "ficou maluca" quisesse saber: O que é sonho? A loucura? A razão? Em vez de gritar "mentiroso!", questionasse: O que a verdade? O que é o falso? O que é o erro? O que é a mentira? Quando existe verdade e porquê? Quando existe ilusão e porquê?
Se, me lugar de discorrer tranquilamente sobre "maior" e "menor" ou "claro" e "escuro", resolvesse investigar: O que é a necessidade? O que é qualidade? E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas ideias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse perguntar: O que é o valor? O que é valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade?
Alguém que tomasse essa decisão, estaria a distanciar-se da vida quotidiana e de si mesmo, teria passado a interrogar-se acerca do que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, a nossa existência. Ao tomar essa distância, estaria a interrogar-se a si mesmo, desejando conhecer porque cremos no que cremos, porque sentimos o que sentimos e o que são as nossas crenças e os nossos sentimentos. Esse alguém estaria começando a adoptar o que chamamos de atitude filosófica.
Assim, numa primeira resposta à pergunta "O que é a Filosofia?" poderia ser: a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os factos, as situações, os valores, os comportamentos da nossa existência quotidiana e de jamais aceitá-los sem antes os ter investigado e compreendido.
Perguntaram, certa vez, a um filósofo: "Para que serve a Filosofia?" E ele respondeu: "Para não darmos a nossa aceitação imediata às coisas, se maiores considerações". "
Marinela Chaui

Actividade

Partindo do texto, esclareça o papel desempenhado pela interrogação para o exercício da actividade filosófica.
Traduza por palavras suas o significado da seguinte expressão: "O que é a Filosofia? (…) a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os factos, as situações, os valores, os comportamentos da nossa existência quotidiana e de jornais aceitá-los sem antes os ter investigado e compreendido. (…) Para que serve a Filosofia? E ele respondeu: "Para não darmos a nossa aceitação imediata às coisas, se maiores considerações."

(Retirado do site netprof)

Sem comentários: