sábado, 27 de setembro de 2008

O que é a reflexão?

Imagem retirada de net


"E que significa reflexão? A palavra vem do verbo latino reflectere, que significa "voltar atrás". É pois, um repensar, ou seja, um pensamento em segundo grau. Poderíamos, pois, dizer: se toda a reflexão é pensamento, nem todo o pensamento é reflexão. Esta é um pensamento consciente de si mesmo, capaz de se avaliar, de verificar o grau de adequação que mantém com os dados objectivos, de medir-se com o real. Pode aplicar-se às impressões e opiniões, aos conhecimentos científicos e técnicos, interrogando-se sobre o seu significado. Reflectir é o acto de retomar, reconsiderar os dados disponíveis, rever, vasculhar numa busca constante de significado. É examinar detidamente, prestar atenção, analisar com cuidado. E é isto o filosofar.
Até aqui a atitude filosófica parece bastante simples, pois, uma vez que ela é uma reflexão sobre os problemas e uma vez que todos e cada homem têm problemas inevitavelmente, segue-se que cada homem é naturalmente levado a reflectir, portanto, a filosofar. (...)
Com efeito, se a filosofia é realmente reflexão sobre os problemas que a realidade apresenta, entretanto, ela não é qualquer tipo de reflexão. Para que uma reflexão possa ser adjectivada de filosófica, é preciso que satisfaça uma série de exigências que vou reunir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero dizer, em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto."

D.Saviani, Do Senso Comum À Consciência Filosófica


1. Tendo o texto como referência explicite o carácater específico que o conceito de reflexão assume em Filosofia.

2. Atentendo aos três requisitos patentes no texto sobre a Filosofia, (radicalidade, rigor e globalidade), descreva o objecto da Filosofia.


(Retirado do site Netprof)

Sem comentários: