sábado, 11 de outubro de 2008

Filosofia espontânea e filosofia sistemática


Foto retirada da net



"O que importa é incitar toda a gente a servir-se do seu raciocínio. Sempre que alguém procura forjar a sua própria opinião, incitá-lo a argumentar. É irrelevante, pois, saber se, ao agir desse modo, essa pessoa está, ou não, a filosofar.
Em contrapartida, o que me parece relevante é que esse exercício do espírito não se torne o domínio reservado de uns tantos privilegiados. Reservar a filosofia aos que se dizem filósofos seria tão ridículo como proibir de cozinhar o que não são cozinheiros profissionais.
Creio que todos os homens são filósofos, ainda que uns mais do que outros. (…)
Todos os homens são filósofos. Mesmo quando não têm consciência de terem problemas filosóficos, têm, em todo caso, preconceitos filosóficos. A maior parte destes preconceitos são as teorias que aceitam como evidentes: receberam-nas do seu meio intelectual ou por via da tradição.
Dado que só tomamos consciência de algumas dessas teorias, elas constituem preconceitos no sentido de que são defendidas sem qualquer verificação crítica, ainda que sejam de extrema importância para a acção prática e para a vida do homem.
Uma justificação para a existência da filosofia profissional ou académica é a necessidade de analisar e de testar criticamente estas teorias divulgadas e influentes."

Karl Popper, Em Busca de um Mundo Melhor



1. Qual é segundo Karl Popper, a principal exigência para a "filosofia profissional".


(Retirado do site Netprof)

2 comentários:

Cibele disse...

Gostei muito da citação. Para um mundo melhor, acho realmente que pensar de forma crítica é fundamental.
Minha dúvida: o que é filosofia sistemática?
Obrigada desde já.

Storita disse...

Olá Cibele!
A filosofia espontânea parte do pressuposto que todos os homens são filósofos, todos possuem a capacidade racional de questionar, de interrogar, de pensar...
Designamos filosofia siatemática aquela que é própria dos filósofos, que criam , sistematizam as suas ideias, criando teorias acerca da realidade, do mundo que os rodeia e produzindo obras filosóficas. Espero ter respondido à tua questão!
beijinhos e sejas bem vinda !