segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Acção e acontecimento II

Foto retirada de http://files.blog-city.com



"É verdade que não podemos fazer tudo que quisermos, mas também é certo que não estamos obrigados a querer fazer uma coisa só. E aqui convém introduzir dois esclarecimentos a propósito da liberdade:
Primeiro, não somos livres de escolher o que nos acontece por (ter nascido certo dia, de certos pais, em tal país, sofrer de um cancro ou ser atropelado por um carro, ser bonitos ou feios, (…) mas somos livres de responder de esta maneira ou daquela ao que nos acontece (obedecer ou revoltar-nos, ser prudentes ou temerários, vingativos ou resignados, vestir-nos de acordo com a moda ou disfarçar-nos de ursos das cavernas, (…) etc.
Segundo: sermos livres de tentar alguma coisa nada tem a ver com a sua obtenção indefectível. A liberdade (que consiste em escolher dentro do possível) não é a mesma coisa que a omnipotência (que seria alguém conseguir sempre aquilo que quer, mas ainda que tal pareça impossível). Por isso, quanto maior capacidade de acção tenhamos, melhores resultados poderemos obter da nossa liberdade. Sou livre de querer subir ao monte Evereste, mas, dado o meu lamentável estado físico e a minha preparação nula em alpinismo, é praticamente impossível que alcance o meu objectivo. Em contrapartida, sou livre de ler ou não ler, mas aprendi a ler desde muito pequeno não se trata de coisa demasiado difícil para mim, caso decida fazê-la. Há coisas que dependem da minha vontade (e isso é ser livre), mas nem tudo depende da minha vontade (caso contrário seria omnipresente) porque no mundo há muitas outras vontades e muitas outras necessidades que eu não controlo a meu talante. Se não reconhecer nem a mim próprio nem ao mundo em que vivo, a minha liberdade esbarrará uma e outra vez na necessidade. Mas, aspecto importante, nem por isso deixarei de ser livre…ainda que caia.
Na realidade existem muitas forças que limitam a nossa liberdade, dos terramotos ou doenças aos tiranos."
Fernando Savater, Ética para um jovem, Dom Quixote.

1. Produza um texto onde sintetize " os esclarecimentos" que Savater pretende comunicar a propósito da liberdade humana.
2. Distinga acção humana de acontecimento. Dê dois exemplos para cada uma das situações.


(Retirado do Site Netprof)

Sem comentários: