quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Darfur

Foto retirada de http://www.worldproutassembly.org


Em Março de 2004, Darfur, região no Sudão Ocidental, foi descrito por Muskesh Kapila, na altura Coordenador Humanitário da ONU, como “a maior crise humanitária do mundo”.
O testemunho de muitas mulheres dá voz a centenas de outras, em testemunhos recolhidos pela Amnistia Internacional, por outras organizações dos Direitos Humanos, missões de investigação da ONU e jornalistas independentes. Todos eles descrevem um padrão de ataques sistemáticos e ilegais sobre os civis no Norte, Oeste e Sul do Estado de Darfur, cometidos pela mílicia geralmente referida como “Janjawid” (homens armados em cavalos) ou “Milícias Árabe” e pelo exército do Governo. Estes ataques massivos são a resposta do governo sudanês à revolta de dois grupos políticos armados da região.
As graves violações dos direitos humanos incluem: execuções extrajudiciais, mortes civis, torturas, violações sexuais, raptos, destruição de propriedades e de aldeias, furto de gado e de propriedades, destruição de meios de subsistência da população atacada e deslocação forçada.


Elabora uma reflexão a partir desta “crise humanitária”, tendo em conta a violação dos Direitos Humanos.

Sem comentários: