terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A dignidade humana

Foto retirada de http://olhares.aeiou.pt

"Em primeiro lugar a inviolabilidade de cada pessoa, o reconhecimento de que não pode ser utilizada ou sacrificada pelos outros como um simples instrumento para a realização de fins gerais. Assim, sendo, não há «direitos humanos» colectivos, pela mesma razão de que não há seres «humanos» colectivos, a pessoa humana não pode existir fora da sociedade, mas não se esgota no serviço a ela.
Daqui resulta a segunda característica da dignidade, o reconhecimento da autonomia de cada um para traçar os seus próprios planos de vida e as suas próprias normas de excelência, sem outros limites a não ser o direito semelhante à mesma autonomia.
Em terceiro lugar, o reconhecimento de que cada um deve ser tratado socialmente de acordo com a sua conduta, mérito ou desmérito pessoais, e não segundo factores aleatórios que não são essenciais à sua humanidade: raça, etnia, sexo, classe social, etc. Em quarto e último lugar, a exigência de solidariedade com a infelicidade e sofrimento dos outros, o manter viva e activa a cumplicidade dos outros."
Fernando Savter, As Perguntas da Vida

1. Partindo do texto, estabeleça a ligação necessária entre a dignidade humana e o conceito de pessoa.

(Retirado do site Netprof)

Sem comentários: