quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Os "Intocáveis"

Foto retirada de http://www.publico.clix.pt/imagens.aspx/177491?tp=UH&db=IMAGENS


"Ser hindu na Índia significa nascer no sistema de castas, enraizado na cultura indiana ao longo dos últimos 1500 anos e que obedece a um preceito essencial: todos os homens nascem desiguais. As classes da sociedade hindu têm origem numa lenda segundo a qual os agrupamentos principais, ou varnas, emergiram de um ser primordial. os brâmanes - sacerdotes e professores -nasceram da boca. Os cxatrias - governantes e soldados - dos braços. Os vêixias - comerciantes e mercadores - das coxas. Os sudra - trabalhadores - dos pés. Cada varna desdobra-se em centenas de castas e subcastas hereditárias, com hierarquias próprias.
Num quinto grupo, integram-se as pessoas declaradas achuta, ou intocáveis. O ser primordial não as reivindica como suas : os intocáveis são proscritos, demasiado impuros e demasiado conspurcados, para merecerem classificação como seres de respeito. O preconceito determina as suas vidas, sobretudo nas zonas rurais, onde vivem quase três quartos dos indianos. Os intocáveis são evitados, insultados, impedidos de entrar nos templos e nas casas das castas mais elevadas, têm de usar loiça e talheres separados para comer e beber em lugares públicos.
Em situações extremas, mas não raras, são violados, queimados, linchados e mortos a tiro."
T.O'NEILL, "Intocáveis", in National Geographic, Junho de 2003

Partindo do texto anterior, escreva uma dissertação argumentando a questão das diferenças culturais e do relativismo cultural.

Sem comentários: