quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Exposição "Picasso La Danza"


Aproveitando o Sol e o dia espectacular que teve ontem nada melhor que fazer outra aula no exterior e por mais uma razão deveras importante ... não é todos os dias que temos o privilégio de entrar em contacto directo com as obras de Picasso e por isso fui com uma das minhas turmas ver a Exposição "Picasso La Danza" que consiste em telões, figurinos e gravuras para o bailado Le Tricorne que pertence à colecção Bancaja.
Como devem imaginar não é fácil sensibilizar um grupo de adolescentes na casa dos 16/17 anos para este tipo de exposição, mas esta reunia algo fabuloso a pintura, a música clássica, o bailado , a gravura e claro, Picasso!
Como é do conhecimento geral Picasso manifestou um interesse especial pelas Artes Cénicas, nomeadamente a nível dos telões de cena, cenários e trajes para vários bailados devido à sua colaboração com Serge Díaghílev. Este último foi um elemento aglutinador de várias figuras das artes, música, dança e pintura originando assim um novo conceito e dimensão de bailado. Na produção dos seus bailados reuniu os melhores criadores como Picasso e Coco Chanel.
Le Tricorne, o segundo de quatro bailados para os Ballets Russes , com cenários e figurinos de Picasso estreou-se em Londres a 12 de Julho de 1919, com música de Manuel de Falla. O argumento é inspirado na obra de Pedro António de Alarcón, "El Sombrero de Três Picos" (O Chapéu de Três Bicos), que narra as intrigas amorosas de um moleiro, da sua mulher e de um corregedor. Este bailado possui um conteúdo sócio-político, o triunfo do povo sobre a decadente monárquia, mas como pretexto de mostrar a singularidade do folclores espanhol.
O cenário pálido e neutro faz ressalvar as cores dos trajes e o conceito cubista de Picasso encontra-se patente na apresentação do espaço e da perspectiva.
Os figurinos de inspiração Goyesca representam as diversas regiões espanholas, provocando um deslumbramento visual devido às suas estruturas tridimensionais.
Os meus alunos adoraram ver este figurino e para meu espanto assitiram ao Bailado quietinhos e caladinhos ...
Depois passámos para a Sala 2, onde nos esparavam as gravuras, ao entrarmos ...
Ouvi alguém dizer ...:
- Oh, Storita ... mas isto é muito à frente ... o homem via as mulheres assim ... coitado!
Claro que eu e a equipa que nos fez a visita guiada, espectaculares sem dúvida, fartamo-nos de rir ... pois eles viam ao pormenor cada gravura e diziam que Picasso devia ter cá um andamento ... claro, gargalhada geral!
O que vimos foram as gravuras das Suites 347 e 156 muito interessantes, com um traço espectaculares e de cariz bastante erótico ... por isso o entusiasmo!
Estas gravuras foram feitas nos anos de 1968 e 1970 cujo o tema retratado é a dança, como recordação da sua juventude e provavelmente para superar a velhice ... eis um contemplador de mulheres, da dança, do erótico ...
Foi uma visita interessante e muito didáctica do ponto de vista histórico e estético. Os meus "meninos" adoraram e eu também!
Aconselho vivamente a passarem por lá ... Galeria Municipal Paços do Concelho em Torres Vedras de segunda a sábado das 9.30h às 19.00h.

Sem comentários: