domingo, 8 de março de 2009

T.P.C - O dilema moral do João e do Paulo


1º "O João, um cientista em viagem pela América do Sul, chega a uma pequena aldeia em que está prestes a ocorrer uma execução pública. O Pedro, um militar, reuniu vinte índios e prepara-se para ordenar a sua execução. Explica a João que esses vinte índios não são criminosos: são pessoas inocentes escolhidas ao acaso entre os habitantes da aldeia. O Pedro pretende executá-las para aterrorizar a população da aldeia, que tem protestado contra o Governo. O João mostra-se desconfortável perante uma tal injustiça. Ao aperceber-se do seu desconforto, o Pedro faz-lhe uma proposta: se o João estiver disposto a matar com as suas próprias mãos um dos índios, ele deixará os outros dezanove partir em liberdade. É claro que, se o João recusar esta proposta, tudo decorrerá como estava previsto e os vinte índios serão executados.” ALMEIDA, AIRES DE, E OUTROS, A Arte de pensar, Volume 1 Filosofia 10º ano, Lisboa, Didáctica Editora, 2005, página 131.
Deverá o João aceitar a proposta de Pedro?

2º “O Paulo é um cirurgião que está prestes a operar a Maria, que tem uma doença muito grave. Se ele fizer a operação A, a Maria ficará completamente curada. Isso desde que ela sobreviva à própria operação … Infelizmente, só 10% dos pacientes sobrevivem a este tipo de operação. Mas o Paulo pode optar pela operação B, que é bastante mais segura: as estatísticas mostram que 90% dos pacientes sobrevivem a uma operação deste tipo. Se ele optar pela operação B, a Maria não ficará completamente curada, mas poderá ter uma vida normal – só terá de tomar alguns comprimidos regularmente. O Paulo opta pela operação A. A Maria tem a sorte de sobreviver e fica completamente curada.” ALMEIDA, AIRES DE, E OUTROS, A Arte de pensar, Volume 1 Filosofia 10º ano, Lisboa, Didáctica Editora, 2005, página 132.

Como avaliaria um utilitarista a conduta de Paulo? Diria ele que o Paulo agiu bem porque, afinal, curou completamente a Maria?

Sem comentários: