quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A origem da Filosofia

Foto retirada de net



"Criação original: Tudo começou há muito atrás, quando os antigos olhavam o universo, temendo as forças incontroláveis da natureza e procurando um acordo que lhes permitisse sobreviver. Para isso recorreram intuitivamente ao sobrenatural para explicar os fenómenos naturais. Neste contexto nasceu o pensamento mitológico, nomeadamente nas antigas culturas orientais.
Paralelamente, segundo a tradição, estes povos desenvolveram também a ciência, nomeadamente a geometria e a aritmética no Egipto, que teriam nascido da necessidade de medir a terra e de distribuir pelos seus proprietários, depois das periódicas inundações do Nilo. A astronomia, por outro lado, teria surgido na Babilónia, "com vista às suas crenças astrológicas."
Quando mais, se tentou, averiguar a origem do fenómeno filosófico grego, houve quem defendesse que este tinha derivado do Oriente, "pela crença de que os povos orientais estivessem em poder de uma sabedoria originária e pelo desejo de ligar tal sabedoria às principais manifestações do pensamento grego". Outras correntes, porém, defendem que a filosofia é uma criação original do gregos e que nada tem a ver com o pensamento mitológico oriental.
Amor da sabedoria. Ao contrário da sabedoria oriental, essencialmente religiosa enquanto património de uma casta sacerdotal, a filosofia grega é "pesquisa", pois "nasce de um acto fundamental de liberdade face à tradição, ao costume e a toda a crença aceite como tal", diz Abbagnano. Fundamenta-se no facto de que o homem, não possuindo a sabedoria, dever procurá-la.
A raiz etimológica de filosofia significa "amor à sabedoria", ou seja, "perseguição directa no encalço da verdade para lá da verdade para lá dos costumes, das tradições e das aparências." Embora se admita enraizada no mito, a filosofia grega é investigação racional autónoma, ou seja, não assenta numa verdade já revelada, mas apenas no força da razão e "nesta reconhece o seu único guia".
Vários autores defendem outras teses. Uns afirmam ser um milagre que teria aparecido na Grécia de um ma forma abrupta, fruto da genialidade do seu povo, enquanto outros alegam ter tido origem no pensamento mítico e intuitivo da Grécia do século VII. Outros ainda atribuem o fenómeno a causas históricas, sociais e culturais específicas da Grécia de então, como a "inexistência de uma casta sacerdotal, a figura do sábio, o predomínio da cidade, a transmissão pública do saber, a liberdade individual e o desenvolvimento da escrita".
Graças a este espírito pioneiro e inteligente, estimulado por condições sociais únicas, chega -nos a profundidade do pensamento grego, percursor de outras coerentes filosóficas, mais vivo do que nunca nos nossos dias e que nos oferece a possibilidade real de nos pensarmos a nós mesmos e ao mundo em que vivemos. "
Ana Vieira de Castro, in XIS, 11 de Junho de 2003


1. Explicite as diferenças, patentes no texto, entre o pensamento oriental e o pensamento filosófico grego.
2. Quais formam as causas que segundo o texto permitiram que o nascimento da filosofia tivesse tido como local a Grécia?
(Ficha retirada do site Netprof)







Sem comentários: