terça-feira, 7 de outubro de 2008

Filosofia versus Ciência

Imagem retirada da net
"O núcleo da filosofia reside em certas questões que o espírito reflexivo humano acha naturalmente enigmáticas, e a melhor maneira de começar o estudo da filosofia é pensar directamente sobre elas. Uma vez feito isso, encontramo-nos numa posição melhor para apreciarmos o trabalho de outras pessoas que tentaram solucionar os mesmos problemas.
A filosofia é diferente da ciência e da matemática. Ao contrário da ciência, não assenta em experimentações nem na observação, mas apenas no pensamento. E, ao contrário da matemática, não tem métodos formais de prova. A filosofia faz-se colocando questões, argumentando, ensaiando ideias e pensando em argumentos possíveis contra elas e procurando saber como funcionam realmente os nossos conceitos.
A preocupação fundamental da filosofia consiste em questionarmos e compreendermos ideias muito comuns que usamos todos os dias sem pensarmos nelas. Um historiador pode perguntar o que aconteceu em determinado momento do passado, mas um filósofo perguntará: o que é o tempo? Um matemático pode investigar as relações entre os números, mas um filósofo perguntará: o que é um número? Um físico perguntará de que são constituídos os átomos ou o que explica a gravidade, mas um filósofo irá perguntar como podemos saber que existe qualquer coisa fora das nossas mentes. Um psicólogo pode investigar como é que as crianças aprendem uma linguagem, mas um filósofo perguntará: "Que faz uma palavra significar qualquer coisa?"Qualquer pessoa pode perguntar se entrar num cinema sem pagar está errado (mal), mas um filósofo perguntará: "O que torna uma acção certa ou errada (boa ou má)?""
T. Nagel, Que Quer Dizer Tudo Isto? Uma Iniciação à Filosofia, 1995

1. Explique por palavras suas, qual as principais diferenças entre a Filosofia e a Ciência.
2. Tendo o texto como referência, elucide como funciona o método da Filosofia.

(Retirado do site Netprof)

Sem comentários: