quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A Filosofia Prática



"(…) Tendemos a pensar enquanto vamos fazendo outras coisas.
A experiência é uma grande mestra, mas nem por isso deixamos de ter raciocinar acerca das nossas experiências. Para encontramos o nosso caminho na vida precisamos de ser críticos, de verificar os padrões e de os enquadrar num quadro geral de vivência. (…)
Apesar da sua reputação actual, a filosofia não tem de ser intimidativa, maçadora ou incompreensível. Muitas das obras escritas sobre o assunto ao longo dos anos podem certamente ser incluídas em uma das três categorias mas, no fundo, tratam de todas as perguntas que temos de fazer: O que é uma boa vida? O que é o bem? Qual é o sentido da vida? Porque é que eu existo? Porque é que eu devo fazer o que está certo? E o que é isso, o que está certo? Não são perguntas simples e não é fácil dar-lhes respostas, pois, se fosse, não continuaríamos a meditar sobre elas. Não existem duas pessoas capazes de chegar automaticamente à mesma conclusão. Todos nós dispomos de um sistema de princípios que nos conduz, mesmo que não tenhamos consciência de que ele existe ou não sejamos capaz de dizer em que consiste.
Mas existe algo de maravilhoso, o facto de termos à disposição milhares de anos pensamento, de os maiores cérebros da História se terem dedicado a estes assuntos e terem deixado ideias e orientações para nosso uso. Mas a Filosofia também é pessoal, também somos analistas de nós próprios. Podemos aproveitar tudo o que de outras fontes, mas, para chegarmos a uma forma de lidar com o mundo que nos seja conveniente, temos que pensar pela nossa própria cabeça. A boa notícia é que, com o estímulo adequado, cada um de nós pode, efectivamente, pensar por si próprio."Lou Marinoff, Mais Platão, Menos Prozac


1. Num comentário individual, discuta o modo como a filosofia pode orientar o homem na sua vida quotidiana.
2. Transcreva alguns dos temas, que segundo o texto, podem ser alvo de uma reflexão filosófica.
3. Esclareça porque motivo, a Filosofia nos ajuda a pensar de um modo autónomo.


(Retirado do site Netprof)

Sem comentários: