terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Hotel Ruanda



Objectivo: Problematização e reflexão sobre a diversidade cultural, relativismo e tolerância.

Visualização de filme

Título: Hotel Ruanda
Título Original: Hotel Rwanda
Realização: Terry George
Argumento: Terry George, Keir Pearson
Duração: Cerca de 110 minutos
Origem: África do Sul/ Canadá/Itália/Reino Unido 2004


Resumo: O Ruanda é uma antiga colónia belga em África com cerca de 8 milhões de habitantes e onde a esperança média de vida ronda os 45 anos. Está dividido em duas etnias: a minoria Tutsi (cerca de 15% da população) e a maioria Hutu (cerca de 84% da população).
Em 1994 o Ruanda foi palco de uma das maiores atrocidades da história da Humanidade: em apenas 100 dias, quase um milhão de tutsis são brutalmente assassinados por milícias de etnia Hutu.
O genocídio de 937 mil tutsis (números das Nações Unidas) aconteceu sem que tivesse havido qualquer intervenção humanitária internacional.
“Hotel Ruanda” é baseado em factos reais, pouco divulgados à época pela comunicação social. Paul Rusesabagina, o homem que inspirou o filme, recebeu o Prémio Humanitário do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados. Foi a primeira vez na sua história que a Organização das Nações Unidas entregou esta condecoração.

Passos de Análise:

Caracterizar as noções de etnocentrismo, xenofobia e genocídio.


“Mas se ninguém intervir continuará a ser bom mostrá-lo?”, pergunta o jornalista a Paul Rusesabagina, a respeito das imagens do massacre. Responda criticamente a esta questão.


Salvar os “nossos” foi a palavra de ordem do Ocidente. Analise criticamente esta noção de “nossos”. Tendo em conta o exemplo do conflito do Ruanda, problematize a noção de tolerância.

Sem comentários: