domingo, 22 de março de 2009

As relações entre Ética, Direito e Política

Foto retirada de http://olhares.aeiou.pt


"Na sua discussão com Sócrates (Górgias platónico), Cálicles afirma que a primeira "lei" da Natureza diz que os mais fortes e inteligentes têm o direito a dominar os outros homens e a possuir as maiores riquezas, motivo pelo qual considera "anti- naturais" e por isso "injustas", as leis democráticas que estabelecem a igualdade de direitos na polis , as quais protegem os fracos e difundem uma moral semelhante à de Sócrates, segunda a qual é preferível sofrer uma injustiça a provocá-la. Hoje em dia não faltam cientistas sociais ou políticos que dão razão mais ou menos explicitamente a Cálicles, em nome da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin , se a Natureza vai seleccionando os indivíduos mais aptos de cada espécie ( e as espécies mais aptas entre as que competem por um mesmo território) através da "luta pela vida" que elimina os mais frágeis ou os que se adaptam pior às circunstâncias ambientais, não deveria a sociedade humana fazer o mesmo e deixar que cada um mostrasse o que vale, sem levantar os caídos e subsidiar os aleijados? Assim a sociedade, funcionaria de modo mais "natural" e favorecer-se-ia a multiplicação da raça impiedosa mas eficaz de trituradores...No entanto, estes Cálicles modernos não leram com atenção suficiente Charles Darwin. (...) Segundo ele, foi a própria selecção natural que favoreceu o desenvolvimento dos instintos sociais- em especial a "simpatia" ou a "compaixão" entre semelhantes - nos quais se baseia a civilização humana, este facto é êxito vital da nossa espécie. Para Darwin, é a própria evolução natural que leva à selecção de uma convivência que aparentemente contradiz a função da "luta pela vida" noutras espécies, mas no entanto apresenta vantagens já não de ordem meramente biológica mas social. Ao contrário do que supõem Cálicles e os seus discípulos, o que nos torna "naturalmente" mais fortes como conjunto humano é a tendência instintiva para proteger os indivíduos frágeis ou circunstancialmente desfavorecidos face aos biologicamente fortes. A sociedade e as suas leis "artificiais" são o verdadeiro resultado "natural" da evolução da nossa espécie! De modo que o "antinatural" para nós será voltar a cair na "luta pela vida" pura e crua, na qual prevalece a simples força biológica ou os seus equivalentes modernos: por exemplo, a habilidade de uns quantos para acumular nas suas mãos os recursos económicos e políticos que deveriam ser distribuídos de forma socialmente mais equilibrada."
Fernando Savater, As Perguntas da Vida, Publicações D. Quixote, pp. 175- 177.


Sugestões de análise do texto:

- Qual o tema central abordado no texto de Fernando Savater?

- Qual a tese defendida pelo autor?

- Quais os principais argumentos utilizados pelo autor no sentido de defende a sua perspectiva?

- Esclarecer a importância que desempenha a dimensão ético - política para a existência humana.



1 Filósofo grego do século V ª C, mestre de Platão e personagem principal dos seus inúmeros diálogos. A sua filosofia reflecte sobre o Homem, enquanto ser social e político e enquanto sujeito de conhecimento e de moralidade. Para Sócrates O Homem é um ser dotado de capacidade racional que o torna capaz de conhecer a verdade e de orientar as suas acções por princípios universais racionalmente definidos. Assim, para Sócrates, é o pensamento (razão) que deve orientar a vida, daí a importância da Filosofia. 2 É um dos Diálogos de Platão, de que Sócrates e Cálicles são personagens. Neste diálogo discutem-se os diferentes modos de pensar e de realizar a organização política das sociedades e as leis que devem orientar a vida social. Estas concepções implicam uma tomada de posição sobre o que é O Homem e qual da finalidade da vida. 3 Cidade Estado da Grécia antiga.4 Charles Darwin, naturalista e biólogo inglês (1809- 1882) autor da teoria da evolução das espécies. Ou evolucionismo.


(Retirado do site Netprof)

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